O que é e como funciona um consórcio imobiliário

by Fabricio Stefani Peruzzo on quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Consórcio é uma espécie de poupança programada

Ao aderir a uma cota de consórcio, o participante assume perante si e perante ao grupo o compromisso de destinar uma pequena parcela de seu rendimento mensal para poupar.

Consórcio é autofinanciamento

Existem várias maneiras de se adquirir bens:

  • À vista
  • Financiado
  • Leasing
  • Consórcio

Por se tratar de autofinanciamento, em que um grupo se une com o objetivo específico de adquirir um bem, o consórcio é a  modalidade mais econômica de aquisição, pois permite que o participante se beneficie da compra pelo preço à vista, pagando a prazo, e ainda assim sem juros.

Estratégia de investimento

Quando se trata de investimento, muitas pessoas não sabem por onde começar. Reservar parte do que se ganha para investir não é fácil. Os motivos dessa dificuldade podem ser assim resumidos:

  • Os pequenos gastos diários incontrolados, que parecem poucos, acabam por representar muito dinheiro no final do mês, inviabilizando o investimento.
  • As pessoas pensam ser necessário ter uma enorme quantia de dinheiro para investir de uma só vez.

O sistema de consórcios constitui-se em uma opção simples e segura para pessoas e empresas que desejam investir em bens imóveis e bens de produção.

Com uma pequena quantia mensal e um pouco de disciplina pode-se colocar em ação uma estratégia de investimentos com objetivos definidos.

Investimento e retorno

No consórcio, todos os participantes do grupo se beneficiam do autofinanciamento. Assim, o participante contemplado no início passa a usufruir o bem pagando um custo muito menor do que as demais modalidades de financiamento.

Quem é contemplado no final do grupo também faz um excelente investimento, recebendo um bem pelo seu valor atualizado e pelo qual pagou um valor menor.

A administradora de consórcios, por seu lado, zela pelo bom andamento do grupo, cabendo ao consorciado manter a fidelidade do pagamento para participar das assembléias de contemplação, por sorteios e por lances.

O poder de barganha da compra à vista

Quando contemplado, o participante terá direito à Carta de Crédito para adquirir o bem quando e de quem lhe parecer mais conveniente.

A Carta de Crédito é dinheiro vivo e, com o status de quem está comprando à vista, o consorciado aumenta o poder de barganha, beneficiando-se do maior desconto.

Enquanto pesquisa o melhor negócio, o consorciado tem seu capital preservado, uma vez que o valor é aplicado e corrigido mensalmente.

O próximo passo: agir!

Agora que você já sabe o que é e como funciona um consórcio imobiliário, basta seguir as orientações de como investir.