≡ Menu

Quais as diferenças entre investir em consórcios em relação a investimentos tradicionais?

O investimento em consórcios é um investimento que possui um grande poder de alavancagem. Podemos construir um grande patrimônio ao longo dos anos mesmo começando com valores mensais pequenos de investimento.

O investimento em consórcios é um jogo de paciência que possui como recompensa rendimentos absurdamente maiores do que os que obteríamos em fundos de investimento tradicionais. No artigo onde explico qual a maneira mais simples de lucrar através dos consórcios imobiliários mostrei um exemplo prático de lucro 15 vezes maior do que a aplicação em um fundo hipotético que rendesse 1% ao mês. No artigo seguinte explico quanto podemos ganhar, quanto tempo costuma demorar e descrevo mais alguns exemplos de prazos e lucros reais, obtidos pessoalmente por mim ou por meus amigos e clientes da Megacombo, a empresa que abri para ajudar mais pessoas a lucrar junto comigo.

A seguir descrevo algumas características dos investimentos e como o investimento em consórcios é igual ou diferente em cada uma delas, listando quais são as vantagens e desvantagens de cada uma dessas características.

Liquidez

O investimento em consórcios possui baixa liquidez, ou seja, depois que você começa a investir, tem que continuar até que obtenha a contemplação da sua cota para poder vender a mesma e “colher” seu lucro, ou adquirir um imóvel e deixar o inquilino pagando o restante das suas prestações com o aluguel obtido. Por este motivo só devemos investir em consórcios aquele dinheiro que desejamos investir no nosso futuro ou para adquirir bens de grande valor que sabemos que demorará até conseguirmos juntar o valor necessário.

Algumas pessoas veem essa baixa liquidez como ruim, enquanto eu prefiro ver por outro ponto de vista. Para mim esta baixa liquidez é uma forma de nos ajudar a manter o rumo dos nossos investimentos. Quantas vezes já não tentamos guardar um dinheiro para o futuro ou para adquirir algo realmente importante e quando vemos acabamos gastando aquele dinheiro em outras coisas de menor importância que acabam aparecendo na nossa frente. Um exemplo: um amigo guardava todo mês R$ 500 que pretendia usar para comprar um apartamento à vista. Fez isso durante meses, aplicando o dinheiro e ainda ganhando um pequeno rendimento mensal com a aplicação. Depois de três anos mantendo esta disciplina, sempre com o foco no apartamento que iria comprar, sacou todo o dinheiro do fundo de investimentos e trocou de carro. Hoje anda de carro novo, mas o sonho de morar num imóvel próprio está cada dia mais distante.

Separe para investir em consórcios aquele dinheiro que você quer guardar para seu futuro, para investir em patrimônio real e de valor, para trazer segurança e tranquilidade para você e sua família, para adquirir a casa própria ou para comprar imóveis para alugar. Para fazer crescer por tempo suficiente para que ele se torne uma grande montanha de dinheiro, não um simples castelinho de areia que a primeira onda pode derrubar.

Adquira agora mesmo seu primeiro consórcio!

Regularidade e disciplina

O investimento em consórcios é um investimento mensal. Todos os meses você tem a prestação das suas cotas de consórcio para pagar. Isso permite que você adquira a disciplina necessária para construir e adquirir bens que normalmente seriam muito difíceis de conseguir comprar. É como diz o velho ditado: “de grão em grão a galinha enche o papo”.

Você pode começar com pequenos valores mensais e aumentar suas aplicações quando seus rendimentos também aumentarem. O mais importante é a disciplina que pode ser aprendida ao recebermos todos os meses o boleto de pagamento de nossa cota. Se você ainda não possui reservas financeiras é simplesmente porque ainda não aprendeu a ter a disciplina necessária. Investindo em consórcios você não apenas se força a esta disciplina mas ainda pode lucrar valores inimagináveis em outras formas de investimento.

Adquira agora mesmo seu primeiro consórcio!

Plantar e colher

Investir em consórcios funciona como plantar uma árvore. No início, enterramos uma sementinha e regamos diariamente. Durante os primeiros meses não vemos nada, mas sabemos que aquela sementinha está lá, debaixo da terra, fazendo a parte dela. Depois de um tempo temos uma pequena arvorezinha que precisa ainda ser regada com frequência. Continuamos a cuidar dela e um determinado dia temos a surpresa de poder colher seus frutos. Com o consórcio é a mesma coisa. Plantamos a sementinha ao adquirir uma cota de consórcio. Regamos a terra ao pagar mensalmente as prestações. E colhemos os frutos ao contemplar a carta e adquirir um imóvel muito mais valioso do que poderíamos adquirir e em um prazo muito menor do que seria possível se não tivéssemos o consórcio para nos ajudar.

O importante neste momento de colheita é sempre lembrarmos de que depois de colher podemos usar os frutos recebidos para plantar ainda mais sementinhas. Assim, em poucos anos, teremos um belo pomar para nos sustentar com seus frutos variados.

Adquira agora mesmo seu primeiro consórcio!

Tempo

As vezes podemos desanimar. Somos uma espécie muito imediatista que não consegue esperar para obter o que quer. O preço disso é deixarmos sempre para depois, como se a única forma de conseguir algo é a forma imediata. Quer um exemplo prático? A compra de um imóvel. Devido ao seu alto custo é muito difícil comprarmos um imóvel imediatamente. Precisamos de tempo e disciplina para guardar o dinheiro necessário para a compra de um imóvel. Mas o tempo parece tão distante e a disciplina se perde em meio a tantas coisas legais que podemos comprar por valores menores que quando vemos o tempo passou e não adquirimos nada de valor.

O medo do tempo faz com que esqueçamos o quanto um bom planejamento pode nos proporcionar. Deixamos de fazer certas coisas pensando que “10 anos é muito tempo para me comprometer”. E quando vemos, passaram-se os 10 anos e não fizemos nada de útil com eles. Recebo emails de pessoas dizendo que gostariam de adquirir bens mas sem se comprometer pelo tempo necessário. Lamento, sem comprometimento não há resultado.

Comprometa-se com si mesmo. Adquira já um consórcio e comece a construir seu futuro a partir de agora.

Veja alguns exemplos reais de quanto você pode ganhar e quanto tempo costuma demorar para obtermos lucro.